Planta do Mês - Cactos da Páscoa (Dicas para incentivar a sua floração e o que os distingue dos restantes)

março 01, 2021

Com a Primavera a fazer-se presente, estamos na época da floração (no Hemisfério Norte) dos Cactos da Páscoa ou da Primavera ("Hatiora gaetneri"). São cactos epífitos das florestas tropicais e sub-tropicais, portanto nativos de uma localização bastante diferente das que estamos acostumados a associar quando falamos de cactos: as regiões desérticas. As suas flores em forma de estrela,  com um amplo leque cromático, desde brancas, laranjas, encarnadas, violetas, etc., formam-se na extremidade de caules constituídos por segmentos achatados e carnudos, responsáveis pela fotossíntese da planta.

Cacto-da-Páscoa "Hatiora gaetneri" (Fonte imagem)

Cacto-da-Páscoa "Hatiora gaetneri" (Fonte imagem)

Cacto-da-Páscoa "Hatiora gaetneri" (Fonte imagem)

Existem por vezes alguns preciosismos relativamente à distinção de algumas variantes deste cacto, mas basicamente o que interessa é saber que qualquer um deles é cuidado da mesma forma, seja Cacto-de-Natal ("Schlumbergera Buckleyi"), da Páscoa, ou até de Acção de Graças ("Schlumbergera truncata"), o que fundamentalmente os distingue é a época de floração, e essa, é claramente indicada no seu nome comum e na época em que são vendidos, que coincide sempre à da sua floração!

Poderá também olhar para as pontas dos seus segmentos de folhas, são arredondadas e lisas no Cacto-de-Natal, pontiagudas no de Acção de Graças e arredondadas e com cerdas nas bordas dos seus segmentos e flores mais em forma de estrela, nos da Páscoa.

Cacto do Dia de Acção-de-Graças "Schlumbergera truncata" (Fonte imagem)

Cacto-de-Natal "Schlumbergera Buckleyi" (Fonte imagem)

Têm sim, no entanto, algumas necessidades diferentes dos cactos, como tal publicamos algumas dicas de como cuidar deles e incentivar a sua floração. Vamos lá então.



👉Como cuidar:

  • Luz, convém colocá-lo a luz forte mas indirecta ou meia-sombra. Demasiada luz faz com que os caules fiquem avermelhados, no entanto, níveis muito baixos de luz impedem a floração (ver último parágrafo sobre os truques para incentivar a floração).
  • Não regue em excesso mas não deixe secar completamente, espere até estar seco ao toque (regar mais frequentemente que os outros cactos) e não deixe o prato na base com água.
  • Pulverize com alguma frequência, ou deixe em cima de um prato com seixos e água (sem estar com as raízes na água!) para aumentar a humidade, caso viva num local com pouca humidade. Não pulverize se estiver em flor.
  • Não o exponha à geada e mantenha-o a temperaturas mais frescas à noite e medianas durante o dia. Afaste-o de aquecedores.
  • Plante em terra própria para cactos,  mais "arejada". Lembre-se que é um cacto epífito.
  • Fertilize com adubo rico em potássio.
  • Pode, se necessário para manter a forma, somente após a floração.
  • Propague por segmentos do caule, deixando previamente secar a superfície de corte antes de colocar em terra húmida.

👉Truques para incentivar a floração:

  • Incentive a floração dando-lhe noites prolongadas e temperaturas frescas (máximo de 10ºC a 15ºC), colocando-o à luz as restantes horas. Inicie cerca de 2 meses antes que queira que comecem a florir.
  • Reduza a rega a partir do Outono.
  • Floresce melhor num vaso pequeno.
  • Assim que começarem a florescer, pode colocá-los nas condições normais, já referidas e não a mova de sítio, para que os novos botões não caiam.

You Might Also Like

0 comentários