As Camarinhas

agosto 23, 2018

As outras pérolas do litoral 😉 as camarinhas ("Corema album" o seu nome botânico) remetem-nos para os passeios da nossa infância e para o tempo da descoberta daquelas plantas silvestres que aqui e acolá nos são apresentadas como comestíveis, juntamente com as azedas, as amoras e tantas outras...

(Imagem copyright:Júlio ReisCC BY-SA 2.5)
São arbustos perenes com menos de 1 metro de altura que se distribuem sobretudo ao longo de toda a costa portuguesa, principalmente na costa alentejana, São Pedro de Moel, e antes do incêndio que entretanto o devastou, nas áreas do Pinhal de Leiria, havendo igualmente nos Açores. É uma das espécies protegidas de Portugal.

A ramagem, a lembrar o rosmaninho, liberta um delicioso aroma a mel.


O seu fruto, translúcido e branco, com cerca de 1 cm, tem um paladar agri-doce inconfundivelmente refrescante que nos transporta para os meses passados ao ar livre, entre Julho e Setembro, época em que estão maduros.

Camarinhas (Corema album) from Paula Valentim ● Otchipotchi on Vimeo.

Apreciam uma excelente exposição solar e solos arenosos com boa permeabilidade. Podem ser propagadas por estacas durante os meses de Verão (semi-lenhificadas) ou semeadas.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Boa tarde tenho pequeno terreno no Algarve e gostaria de plantar este fruto ( Camarinha) que os comia quando era pequeno na praia da Arrábida . Como obtenho as sementes ????. obrigado.

    ResponderEliminar