Como e quando plantar batatas

fevereiro 08, 2020

A “Solanum tuberosum” é uma herbácea perene da família das solenáceas com origem na região dos Andes e introduzida na Europa no séc. XVI, sendo posteriormente distribuída por colonizadores europeus por outros locais do mundo, constituindo hoje o seu tubérculo rico em amido, um elemento base da alimentação.

Existem dois tipos principais de batatas, a encarnada e a amarela e dentro destas desenvolveram-se variedades que diferem no tamanho, na cor mais ou menos acentuada da sua polpa, no paladar, tempo de maturação e durabilidade, entre outras.

Produz, além dos tubérculos, que constituem as batatas, folhas frequentemente verdes escuras, podendo por vezes ter um tom mais lilás e flores na cor branca, lilás ou rosa.

Potato flowers.jpg
Por Keith Weller, Source. - Obra do próprio, Domínio público, Ligação

👉Estamos na melhor época para plantar batatas no hemisfério Norte, no fim do Inverno/início da Primavera quando o aumento de temperatura permite que o tubérculo pare a dormência, mas ainda com as médias abaixo de 20ºC e a existência de noites frias, fundamental para o desenvolvimento das batatas, altura em que a planta consome mais nitrogénio (no hemisfério Sul, será entre os meses de Agosto a início de Outubro, mas nas regiões tropicais será num período mais frio, devido a terem temperaturas elevadas demais nos meses mais quentes).

👉Para ter batatas-semente para plantar,devem deixar-se num espaço bem iluminado até que germinem.

Potato sprouts.jpg

👉Deve ser plantada num solo leve, bem drenado, rico em matéria orgânica, principalmente nitrogénio, que tenha sido limpo de ervas daninhas e bem arado, a cerca de 30 cm de profundidade. 

👉Podem-se plantar inteiras, mas normalmente cortam-se de modo a deixar dois a três rebentos por pedaço, e ter o cuidado de os deixar secar ao ar livre pelo menos durante um dia, antes de plantar.

👉Os tubérculos começam a ser formados cerca de cinco semanas após o surgimento dos caules. Deve ser regada com frequência, especialmente nesta fase, de modo a manter o solo húmido mas não em demasia, parando a rega uma a duas semanas antes da colheita.

👉Após o amarelecimento das folhas as batatas podem ser retiradas (demoram 3 a 5 meses, depende da temperatura e variedade) e armazenadas num local escuro, arejado e fresco, nunca se deve deixar a batata para consumir, apanhar claridade, porque desenvolve uma área esverdeada, muito tóxica que deve ser sempre retirada antes do consumo, pela mesma razão, se deve ir acrescentando terra sobre a planta à medida que as batatas crescem para que nunca fiquem à superfície do solo.

E sabia que também pode plantá-las num vaso? Para isso basta ter dois vasos de alguma dimensão, cerca de 50 cm de diâmetro, cortar algumas laterais de um dos vasos, como exemplifica o seguinte vídeo, inseri-lo dentro do segundo vaso que não foi cortado, e plantar as batatas a cerca de 10 cm do fundo do vaso, ir regando e cobrindo com terra à medida que elas forem crescendo e aguardar a colheita 😉




Algumas sugestões encontradas no mercado:
Vasos para plantar batatas: Link: Conjunto de 3 - eBay

You Might Also Like

2 comentários