Como alterar a cor das hortênsias
março 25, 2022Alguns conceitos básicos
A cor das hortênsias varia, exceptuando algumas variedades brancas, consoante o pH do solo.
⇨ Solos ácidos de pH inferior a 5,5 dão hortênsias azuis porque disponibilizam níveis mais elevados de alumínio à planta.
⇨ Solos básicos ou alcalinos (calcários), pH acima de 6,5 (ainda considerado neutro mas já suficiente para começar a alterar a cor) produzem hortênsias rosa, por serem solos que disponibilizam menor quantidade de alumínio.
⇨ Solos com pH entre 5,5 e 6,5 (ainda com alguma acidez mas próximos do pH neutro) darão uma tonalidade lilás ou uma alternância entre rosa e azul, com uma fusão de tons, conforme se pode ver nas que estão em segundo plano nesta imagem.
Ou seja, é a quantidade de alumínio que a planta consegue absorver que dá a cor das hortênsias, mais elevada (solos ácidos) ⇨ azuis, menos elevada (solos básicos) ⇨ rosa.
![]() |
Bretanha francesa (Copyright: Anne Arnould; CC BY-SA 2.0) |
Assim podemos, ou deixar facilmente o tipo de solo que temos escolher a cor das nossas hortênsias, ou alterá-las a nosso gosto, sendo tanto mais fácil, quanto elas estiverem confinadas a um recipiente, sendo normalmente mais fácil mudar de rosa para azul do que o contrário.
Como saber o pH do solo
Existem no mercado Kit´s de teste do pH muito úteis para determinar o pH exacto do solo.
Ou poderá testar somente se é ácido ou alcalino, sem saber o valor, utilizando vinagre branco. Se efervescer em contacto com o solo, é alcalino, se não, é neutro ou ácido!
Dicas para mudar a cor das hortênsias
- Será primeiro necessário retirar o teor de alumínio que a planta já contenha (responsável pela cor azul) através de uma poda.
- Coloca-se uma mistura de cal agrícola na proporção variável de 200 a 400 g por metro quadrado.
- Poderá igualmente fornecer fertilizante à base de farinha de osso ou ainda um com muito fósforo (impede a entrada de alumínio)
- Tente atingir um pH até cerca de 6,2 (acima já pode provocar falta de ferro)
- Regar a hortênsia aproximadamente 2 meses antes do início da floração com uma mistura de uma colher grande de sopa (20 g de sulfato de alumínio) para 5 l de água à medida das necessidades de água da planta. (importante regue antes as plantas e não aumente a proporção, porque em excesso pode queimar as raízes)
- Geralmente o sulfato de alumínio encontra-se nos centros de jardinagem sob a forma de pó.
- Pode também adicionar borras de café, cascas de laranja ou aparas de relva ao solo para o acidificar, mas será mais gradual.
- Ou comprar nas lojas de especialidade adubo para ericáceas (adubo ácido).
- Utilize igualmente fertilizantes ricos em potássio.
- Tente atingir um pH entre 5 e 5,5
- Regue com água da chuva em vez da torneira (esta neutraliza a acidez no solo) ou água destilada.
- Afaste as hortênsias de áreas ou paredes em concreto e se tiver numa área com solo calcário, terá de colocar a planta num vaso com solo apropriado, uma vez que será tarefa quase impossível a modificação constante o pH nestes casos.

4 comentários
Qual a altura melhor para as podar?
ResponderEliminarBoa tarde, de forma genérica será no final do Verão antes da formação dos novos gomos, podam-se só os ramos que produziram flor e deixam-se os outros. Na Primavera podam-se os ramos secos.
EliminarE as Hortências brancas poderão ser mudadas?
ResponderEliminarOlá Helga Hilbert, não, as brancas não mudam!
Eliminar