Quando o aroma é quase tudo

agosto 09, 2017

Quase...mas não só, porque também são lindíssimas 😊

Neste momento estou em frente ao computador e o aroma delicioso de uma das minhas plantas, deu-me o mote para o próximo artigo para o Clube, ou seja, este que agora lêem 😉

Refiro-me às melhores plantas com flor para ter em casa por causa do aroma que difundem, e a lista vai ser pequena!

Escolho duas de flor branca e uma suculenta! E posso ainda acrescentar as laranjeiras e limoeiros, sim porque os há em miniatura para poderem manter-se num vaso, estes últimos, acrescentam o útil das frutas que produzem ao aroma das suas flores e folhas. 

Serão portanto 5 opções:
pub


👉① Comecemos pela primeira sugestão, na categoria das flores brancas, e pela que me incentivou a iniciar este artigo. Os óleos voláteis de uma só planta foram capazes de atravessar a varanda onde está e fazerem-se notar pela intensidade do seu aroma, estou a falar do Jasmim de Madagáscar (Stephanotis floribunda) que adoro!!!


(Foto Copyright: JoelCC BY 2.0)
É uma trepadeira de flores tubulares brancas, agrupadas em pequenos buquês, e folhas ovais verde-escuras brilhantes, que deve ser cultivada sob muita luz (proteger nas horas mais quentes) e ser colocada num local morno. Deve ser regada regularmente, o solo manter-se bem drenado e fértil e o seu aroma é...uma delícia como é óbvio!



👉② A outra opção referida na lista de flores brancas é a Gardenia (Gardenia Jasminoides), um aroma doce e intenso a lembrar vagamente o de alguns jasmins. Muito utilizada na perfumaria, confesso que até é um dos componentes principais de um perfume que uso...e a planta é muito bonita. Arbustiva com folhas coreáceas num tom verde escuro brilhante que contrasta perfeitamente com as sua flores brancas aveludadas, que em forma, são um misto entre rosas e camélias.

(Foto Copyright: Jorge ElíasCC BY 2.0)
Coloque-as num local com muita claridade mas sem a luz solar directa do meio-dia ou tarde, com temperaturas amenas. Dê-lhes um substrato ácido (terra não calcária) e regue-as moderadamente (se a água da torneira for calcária, use destilada ou da chuva). De vez em quando borrife as plantas nos dias mais quentes sem molhar as flores, gostam de bastante humidade. Pode após a floração.


👉③ A suculenta mencionada no início deste texto, neste momento está igualmente em flor, e pela primeira vez que floriu surpreendeu-me pelo seu delicioso aroma nocturno, sim, só se faz sentir à noite, é a conhecida Espada de S. Jorge (Sansevieria), outra maravilha aromática, e esta dizem que afasta energias indesejáveis no espaço onde está...que fornece uma certa protecção...e ela é uma planta que realmente resiste a quase tudo, a pouca luz, a pouca rega, sendo assim ideal para os mais descuidados!


(Foto Copyright: Ali Reza ZamliCC BY-ND 2.0)
Deve ser localizada idealmente num local iluminado a uma temperatura amena/quente, ser pouco regada, uma vez que é uma suculenta e ser colocada num vaso pouco maior que a sua largura.

As suas flores têm uma coloração branco esverdeada e aparecem agrupadas numa espécie de panícula vertical. O aroma doce e intenso faz-se sentir, como já foi referido, à noite.

Pertence também, segundo um estudo da NASA, ao grupo das plantas com características específicas de purificação do ar, especialmente indicadas para remover formaldeído, xileno e tolueno. Além do mais, são também indicadas para estarem no quarto, uma vez que produzem oxigénio durante o período nocturno. Só têm um senão, são venenosas e não podem estar ao alcance de crianças e animais.


👉④ ⑤ Falta só mencionar as cítricas, laranjeira e limoeiro. Existem diversas variedades, que não vou referir aqui neste artigo, não é o tema. Como estamos a falar de aromas, interessa saber que existem variedades miniatura, permitindo que se possam colocar dentro de casa ou numa varanda para que se usufrua do perfume das suas flores tão características e sobejamente conhecidas. São muito semelhantes para as diferentes espécies: pequenas, brancas e claro, muito fragrantes.

Gostam de muito sol directo, um bom substrato bem drenado e uma rega regular.




Todas as 5 aqui mencionadas, são utilizadas, como não poderia deixar de ser, em perfumes, aromatizantes, velas, etc.

O perfume, tem também a sua razão para existir no Reino das Plantas, actua como uma estratégia reprodutiva, atraindo os polinizadores certos para a flor certa, que ao transportarem o pólen no seu corpo para outras flores, asseguram a reprodução da planta.

Belas flores e fragrâncias irresistíveis formam a dupla perfeita para as terem em casa, especialmente ao pé dos locais onde costumam passar ou ficar, constituem a melhor opção para perfumar esses espaços de forma natural e agradável.


You Might Also Like

2 comentários