Aromatizador em spray

outubro 02, 2019

Perfumador ambiental natural para a casa


Porque não fazer de um modo fácil e natural um perfumador em spray para a casa?

As vantagens são além das económicas, melhorar a qualidade do ar que respira dentro de casa e o seu bem-estar, bem como consoante as ervas utilizadas, beneficiar do efeito das suas propriedades: estimulantes, calmantes (é o caso da alfazema que vai aqui ser utilizada) ou até afastar alguns insectos! Além do mais, sabe-se que a utilização de alguns perfumadores sintéticos pode causar alguns problemas, nomeadamente alergias.

(este artigo contém alguns links p/ afiliados)

(Imagem: Pixabay)

Existem várias opções, pode utilizar as ervas secas directamente no meio da roupa ou armários, como é o caso daqueles pequenos sacos de tecido fechados com ervas no interior, “pot pourris” ou optar por fazer um borrifador em spray, que aqui vamos explicar como se faz.


                 (Pixabay  (CC0))                           (Copyright: Roger H. Goun (CC BY 2.0))

Para tal basta arranjar uma mão cheia grande de alfazema seca (se for fresca a quantidade é a duplicar) água e um frasco reutilizável com aplicador para spray.

(Fizemos uma selecção de frascos recarregáveis que gostámos e partilhamos):

Ingredientes:

  • Alfazema (ou outra erva aromática que aprecie o aroma) – uma mão cheia seca (ou o dobro se for fresca).
  • Água – 200 ml.

Preparação:

  • Ferva a alfazema num tacho com água e tapado (após levantar fervura, minimize o lume e deixe ferver por 15 mn).


  • Deixe arrefecer a mistura dentro do recipiente e tapada.


  • Quando estiver fria, coe com uma rede fina para serem removidos todos os materiais que posteriormente poderiam entupir o borrifador.


  • Finalmente coloque o líquido aromatizado no borrifador em spray, e está pronto a ser utilizado!

  • Em alternativa, ou se quiser um aroma mais intenso, poderá usar um óleo essencial natural a seu gosto, na água, mas só deve ser adicionado com esta fria, para não evaporar.

É fundamental que ao procurar pelo óleo veja se é 100% puro. Encontrámos estes, que partilhamos aqui por cumprirem esse requisito (segundo o fabricante) além de uns engraçados fios com um pendente difusor (para colocar ao pescoço), permitindo-nos desta forma beneficiar da sua aromaterapia, não só em casa, mas em qualquer local. Espero que gostem 😊


You Might Also Like

1 comentários