O Mulch ou Mulching

fevereiro 28, 2017


Consiste numa cobertura do solo por diferentes tipos de materiais. Existem duas espécies básicas de mulch, o orgânico e o inorgânico. O primeiro decompõe-se fornecendo matéria orgânica ao solo e é constituído por palha, folhas, casca de árvore, agulhas de pinheiro (para plantas que gostem de terra ácida) e outras ramas. O segundo é formado por uma cobertura de pedras, cascalho e outras inertes que não se decompõe.

Fresh.mulch
By Red58bill (Own work); (CC BY 3.0)

👍 Vantagens: Protege as raízes das plantas do calor ou frio excessivo (geadas), retêm a humidade do solo, diminuindo o nº de regas e inibe o crescimento de ervas daninhas, por impedir a passagem de luz para a superfície do solo. Diminui igualmente a compactação e a erosão do solo.

👉Colocação: Deve ser colocado numa camada com cerca de 2 a 6 cm de espessura, a uma certa distância do tronco e caules das plantas, para que deixe um espaço de arejamento, e após a rega, sobre o solo húmido de onde previamente foram retiradas as ervas daninhas.

Além dos benefícios já referidos, pode ser mais um elemento decorativo no jardim, através da escolha acertada do tipo de materiais e cores.

You Might Also Like

0 comentários