Como propagar suculentas

março 25, 2022

Existem dois métodos básicos para a sua propagação, por folha e por caule.

É muito fácil, é só necessário tomar alguns cuidados, e no que toca às suculentas, o cuidado a ter é sempre evitar o excesso de água ou humidade.




👉Por Folha
Separe as folhas cuidadosamente do caule principal (elas separam-se com facilidade) não danificando a parte da folha que a liga ao caule.

Aguarde alguns dias que a parte que a liga ao caule seque.

Posteriormente coloque a folha sobre a terra na horizontal, encoste a parte da folha que a ligava ao caule à terra, quando começar a ganhar raízes, passado cerca de uma a duas semanas, comece a borrifar ligeiramente.

É só aguardar e passado uns tempos começarão a aparecer novas folhas.

(mantenha a folha maior até secar e nunca regue ou borrife em excesso, porque pode apodrecer a nova planta)



👉Por Caule
Se por acaso uma planta se partiu ao meio, pode sempre aproveitar o caule de cima para daí ter uma nova planta, basta tirar as primeiras folhas da base, deixar um ou dois dias secar e enfiá-lo na terra apoiado até ganhar raízes por uma estaca lateral.

(coloque num local iluminado mas sem sol directo e não regue até ganhar raízes, depois já pode colocar ao sol normalmente)

Igualmente na ponta de baixo do caule, que já estava na terra, irão crescer novas folhas ou ramos, como aliás acontece nas plantas não suculentas, sendo este sistema utilizado como um tipo de poda para alargamento da planta.


E pronto, como vê, é muito fácil propagar as suas suculentas, e por vezes elas fazem-no sozinhas, acontece naturalmente através de novos rebentos laterais ou mesmo através de folhas que caem, que se ficarem à superfície, acabam por naturalmente gerar uma nova planta.

https://pointsprizes.com/r/3201894/17/blog

You Might Also Like

0 comentários