A verdadeira canela
julho 07, 2017
Canela, uma especiaria que evoca aromas intensos, é obtida a partir da casca interna de algumas espécies de árvores do género Cinnamomum, mas só uma espécie deste género é considerada a "verdadeira", a canela do Ceilão!

(Canela Verdadeira - Casca, pó e flores secas / Copyright foto: Simon A. Eugster - CC BY-SA 3.0, Ligação)
"Cinnamomum zeylanicum" ou "Cinnamomum verum", este é o nome botânico da canela verdadeira parecida com a que é normalmente apresentada como tal, a "Cinnamomum cassia " (nativa da China e Birmânia e muito mais barata), mas com alguma diferenças significativas:
- Muito mais aromática.
- Mais saborosa, mais doce, mais suave.
- Muito melhor para a saúde.
- Visualmente conhece-se imediatamente por ter uma casca muito mais fina e estaladiça, logo muito fácil de partir, constituída por várias camadas sobrepostas, ao contrário da canela falsa, como é facilmente verificado na imagem seguinte! (Verdadeira à direita - Ceilão)
![]() |
(Copyright foto: Cinnamon Vogue; CC BY-SA 2.0) |
(Imagem copyright: Franz Eugen Köhler, List of Koehler Images, Domínio público, Ligação)
Além de serem extraídas de plantas diferentes, das diferenças aromáticas e visuais, distingue-as a quantidade de cumarina, que em excesso pode ser prejudicial (Link: Estudo sobre o risco associado à cumarina em excesso) potenciando problemas hepáticos.
De facto a canela verdadeira apresenta na sua composição níveis muito mais baixos de cumarina, cerca de 0,017g/Kg enquanto que a cassia chega a 0,31g/Kg, havendo mesmo outras espécies de canela, como a "Cinnamomum Burmanni" e a "Cinnamomum Loureiroi" que atingem 2,15g/Kg e 6,97g/kg respectivamente (fonte: Organic life style magazine).
Muito utilizada na alimentação, em algumas épocas do ano, festivas, o valor considerado máximo de ingestão de cumarina pode ser ultrapassado, por não se usar a canela "certa".
Por exemplo, para estimar a exposição à cumarina durante a época do Natal na Alemanha, foi realizada uma pesquisa por telefone com mais de 1000 pessoas seleccionadas aleatoriamente. O estudo concluiu que os consumidores de cassia podem atingir facilmente uma ingestão diária de cumarina igual ao seu limite máximo, a partir do qual é considerado tóxico, sendo este limite variável consoante a sensibilidade de cada indivíduo à substância (Fonte: Wiley Online Library).
Assim é melhor escolher bem a sua canela, e o paladar é indiscutivelmente melhor! 😊Já a provou?
(👉Disponível on-line em: Cinnamon Sweet Sticks Herb Organic Fair Trade Kosher Whole Cinnamomum verum | eBay)
0 comentários