Jardins de Fadas

junho 08, 2019

Como fazer um mini-jardim de fadas


👉LOCAIS
(este artigo contém alguns links p/ afiliados)

Uma faixa lateral junto a um caminho, como exemplifica a imagem, é um bom local para que seja devidamente apreciado e tem a vantagem de poder ser maior que os tradicionalmente realizados em recipientes. 

Copyright (foto) : Richard ElzeyCC by 2.0
Pode também optar por um pequeno espaço num canto ou junto a uma árvore, decorando o tronco com uma pequena porta junto ao chão.

Nós fizemos uma busca e gostámos destas, que partilhamos aqui:

Por outro lado se preferir a portabilidade, ou não tiver um espaço adequado no exterior, poderá utilizar recipientes com furo de drenagem para que possam levar plantas, como os vasos.


👉MATERIAIS

Comece por alguns elementos base, e a partir deles, poderá acrescentar outros objectos ao sabor da sua imaginação e gosto, os dois principais condimentos mágicos para construir um jardim onde depois provavelmente quereria morar 😉


Casa

Copyright: Richard ElzeyCC by 2.0
São geralmente um dos pontos centrais nestes jardins, em torno da qual, estão dispostos os restantes elementos.

Poderá usar uma casa miniatura, por exemplo aquelas de madeira para aves (neste link, algumas opções: http://amzn.to/2grCX1D) deve escolher as mais simples, se quiser decorar as paredes e telhado.

Pinte com cores garridas, que agradem às Fadas😏e que se harmonizem com as plantas, flores e restantes elementos que colocar.

Se cobrir o telhado com musgo (http://amzn.to/2fcxiaM) e colocar uma pequena flor numa das suas abas laterais, ficará com um visual bastante diferente e muito atractivo.

Poderá, em vez do musgo, colar pequenos seixos no telhado ou lascas de pinhas, entre outros.

Acrescente uma daquelas portas já feitas para estes jardins (http://amzn.to/2grwbcf) ou, faça uma mais rústica com pequenos paus de galhos justapostos na vertical, entrelaçados por um arame, para os unir ou colados com cola quente e uma pequena maçaneta feita também de um pedaço de madeira colado e pintado da cor das paredes da casa, por ex. e contorne a entrada da casa para as aves com uma cor contrastante, para realçar o efeito de uma janela redonda.

Se não quiser estar com bricolage caseira, poderá ver no mercado as casa já prontas também para este efeito, nós já procurámos algumas e seleccionámos estas pela sua beleza, mas há muitas mais!

Caminhos de jardim

Colocados à frente da entrada da casa, ou se o jardim for maior, noutros locais. Poderão ser feitos com pequenas rodelas de madeira, com meio centímetro de altura, previamente cortadas de um ramo, com pedras brancas, coloridas ou até areia.


Outros elementos decorativos

Copyright: dommyliveCC BY-ND 2.0
Objectos: Adicione basicamente todos os objectos que poderão existir num jardim real, desde candeeiros, pontes, arcos de flores, poços, escadas, vasos, bancos, ferramentas de jardim, cogumelos miniatura, geralmente encarnados, etc., basta que estejam num tamanho à escala do jardim.

Animais: Normalmente acrescentam-se alguns animais, como pequenas aves que se colocam no telhado ou num outro elemento muito comum, um bebedouro miniatura para aves, também algumas pequenas borboletas, que existem já feitas de diversos materiais, esquilos e coelhos, cães, gatos...a escolha é, obviamente, sua!

Fadas: Ah! Não é obrigatório, mas se está a construir um jardim de fadas, convém acrescentar também, pelo menos uma! 😉

Eis alguns elementos engraçados que encontrámos, acedendo a estes, poderá ver ainda mais opções:


👉PLANTAS

Escolha plantas de diferentes alturas e se colocadas juntas (o que geralmente é o caso neste tipo de jardins pela sua reduzida dimensão) que tenham as mesmas necessidades de rega, iluminação e tipo de substracto. Coloque as mais altas para a parte de trás do jardim, as mais baixas à frente e pelo menos uma que faça a vez de árvore.

Fizemos uma pequena lista com algumas opções para fazerem de árvores, arbustos e cobertura de solo:

Árvores

Árvores de fruto miniatura;
Araucária heterophylla (estilo pinheiro nórdico miniatura, poderá ver uma aqui:http://amzn.to/2get8A2)
Bonsais;
Buxus sempervivens;
Chamaedorea elegans (efeito de palmeira miniatura);
Coníferas anãs, como o espectacular Pinus mugo 'Slowmound' (parece um pinheiro manso miniatura);
Rosmaninho;
Tomilho.

Arbustos

Haworthia fasciata (suculenta);
Japonicus Ophiopogon "Nana" (parecida com relva alta)

Cobertura de solo

Plantas rasteiras de folhas e flores pequenas, como:

Amores-perfeitos;
Bellium minuta (margaridas miniatura);
Calibrachoas (petúnias pequenas, existem de várias cores);
Erodium 'Album';
Musgo (já referido para o telhado da casa, mas também para preencher alguns espaços no chão do jardim, entre as outras plantas);
Sagina subulata (pode encontrar aqui: http://amzn.to/2gIS47S)
Semperviven tectorum (suculenta);
Thymus praecox (tomilho rastejante)




E pronto, espero que se divirtam na construção do vosso mini-jardim de Fadas, para si ou para oferecer a alguém 😊

Pelo V. jardineiro de serviço 😉

You Might Also Like

3 comentários