Kiri - contra o fogo e o aquecimento global

outubro 07, 2019


(Actualizado a 7/10/2019) Kiri de nome botânico "Paulownia tomentosa" nativa da China e Coreia está a ser muito divulgada ultimamente por ser uma das soluções para minimizar o efeito do aquecimento global, uma das consequências das alterações climáticas, uma vez que ela tem a capacidade de absorver 10 vezes mais dióxido de carbono que outras árvores. É assim pioneira na sua espécie 😉 e é também conhecida por Árvore da Imperatriz, uma vez que o seu nome botânico foi-lhe atribuído em honra de Anna Pavlovna da Rússia.

São plantas de folha caduca que podem alcançar 25 metros de altura! Têm uma floração lilás e aromática que surge no início da Primavera, ainda antes das folhas, sendo utilizada pela sua beleza como ornamental em parques e jardins, tendo recebido o prémio de Mérito no Jardim pela Royal Horticultural Society.

(Fonte da fotografia : 99 Graus)
Além da capacidade de absorção de mais CO2 (dióxido de carbono) detém igualmente uma grande resistência ao fogo, porque as suas raízes rapidamente geram novos ramos, mesmo em solos pouco férteis. No entanto devido também à sua capacidade regenerativa está em alguns locais a ser considerada como espécie invasora, sendo uma melhor opção reflorestar com as nativas do que importar exóticas, mas é uma planta muito interessante e útil! Veja o vídeo 😊



pub

You Might Also Like

0 comentários