Tomates cereja: Como cultivar

março 23, 2020

Já semeámos os nossos 😉(óptimos em vasos) são pequenos com diâmetro geralmente inferior a 5 cm. Eles são incrivelmente fáceis de cuidar e até mesmo uma única planta num vaso, terá uma produção intensa destes pequenos e chamativos frutos, a imagem é um exemplo disso.
Existem inúmeras variedades, uns de cor encarnada, outros amarelos, uns pendentes outros mais erectos, mas em comum têm todos obviamente o formato semelhante a uma cereja, daí o nome, e um paladar mais doce que o tomate de tamanho normal. São utilizados frequentemente em saladas e como decoração de pratos.


👉Semear no início da Primavera.

👉Não plante em áreas que no ano anterior tenham produzido batatas, como usam o mesmo tipo de nutrientes a terra estaria sem os nutrientes necessários.

👉Plante junto de manjericão para ajudar a afastar as pragas.

👉Podem ser semeados, como já referido em vasos de 15 a 25 litros.

👉O substrato (terra) deve ser rico em matéria orgânica.

👉Idealmente prefere 8  horas de sol por dia.

👉Local abrigado do vento.

👉Regar de 3 em 3 dias aproximadamente, não deixar secar.

👉Durante o período de crescimento dos tomates, aplicar regularmente um fertilizante orgânico.

👉Opte pela qualidade e não pela quantidade, corte a parte superior do caule, quando já tiver 4 ramos com flor, para estimular o amadurecimento dos frutos.

👉Eliminar os novos rebentos laterais que aparecem junto ao caule principal, no ponto de inserção dos ramos já existentes.

👉Tutorar o tomateiro.

👉Vá retirando as ervas daninhas.

👉Se o tomate apresentar a pele estalada, indica períodos com falta de água, ou alterações bruscas das condições de temperatura e rega.

👉Manchas de bolor e folhas amarelas podem ser causadas por fungos, se tal acontecer retire as partes afectadas e aplique um fungicida em spray.

Variedade ideal para cestos pendentes - Sementes neste link da ebay
Summersun Gold Queen - uma vairedade dourada e bastante doce (sementes no link)

You Might Also Like

2 comentários