A Lenda de S. Martinho, o castanheiro e as castanhas

novembro 11, 2020

No dia de São Martinho, 11 de Novembro, tínhamos de fazer uma referência à sua lenda e à "Castanea sativa", o castanheiro, árvore que produz as tão apetecíveis castanhas, consumidas por tradição neste dia, mas não só! São apreciadas de diversas formas, cozidas ou assadas, inteiras ou sob a forma de puré, doces ou salgadas. 

[Fonte da Imagem (Castanhas assadas) : https://osolbrilhaqui.wordpress.com]
A árvore, é de folha caduca e da mesma família que os carvalhos e faias, das Fagaceae, podendo atingir cerca de 30 m de altura e centenas de anos. Prefere os habitats frescos das regiões montanhosas e solos siliciosos.

Castanheiros centenários de Vinhais (Portugal)
(Copyright foto: LuisY em http://velhariasdoluis.blogspot.pt/)
Produz frutos, as castanhas, que se desenvolvem em grupos de 2 a 3 (em média) no interior de um invólucro espinhoso a que se dá o nome de ouriço. São nutricionalmente ricos em vitaminas C e B6, fibras e minerais, além de serem uma boa fonte de energia.



Segundo a lenda, num certo dia muito frio e tempestuoso, S. Martinho, um soldado romano, regressava a casa a cavalo, quando passou por um homem pobre e com frio, sem agasalhos. O soldado parou, cortou com a sua espada a capa que trazia, ao meio, e deu metade ao mendigo. Subitamente, a tempestade acalmou e deu lugar a um dia de céu limpo e com sol, que aqueceu ambos os homens.

São Martinho - Basílica de Montserrat (Catalunha)
(Foto Copyright: Jbribeiro1CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons)
É uma lenda magnífica, e só por ela também apetece festejar o S. Martinho! Engraçado é que normalmente em Portugal, existe nesta época o chamado "Verão de S. Martinho"....nestes dias, o Outono costuma fazer um intervalo e presentear-nos com dias ensolarados 😉

Assim a 11 de Novembro, não se esqueça, faça um magusto e celebre com umas castanhas assadas, e já agora acompanhe como tradicionalmente se faz em Portugal, com uma boa água-pé (o chamado vinho novo, das novas colheitas) ou uma jeropiga. 

"No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!" assim reza o provérbio popular! 😉

Até à próxima!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei muito dessa explicação...parabéns por se juntar ao grupo! Conhecimentos são sempre bem vindos! Sucesso pra vocês!

    ResponderEliminar