A planta do mês - Urze ou Calluna vulgaris

novembro 08, 2022


(Fonte: Plantas à prova de gelo)
"Calluna vulgaris", são arbustos pequenos, perenes e adorados pelas abelhas, que florescem de forma generosa durante o Outono e Inverno.

Fáceis de cuidar, são uma bela e resistente opção para alegrar a varanda ou jardim com a sua floração branca ou em variados tons de rosa, encarnado e lilás, nesta altura do ano.


Utilizadas em vasos e floreiras, mas também como cobertura do solo, onde ficam muito bem com outras plantas que gostam de solos ácidos, como azáleas, camélias ou coníferas anãs. Por vezes são confundidas com as plantas do género Erica, são da mesma família (Ericaceae) e muito semelhantes, mas estas, as do género Calluna, diferenciam-se pela disposição cruzada das suas folhas e pelo tamanho mais pequeno das suas flores.

(Fonte: Urze branca)
Como Cuidar

👉Sol: Sol pleno (ou meia-sombra em climas muito quentes)

👉Solo: Ligeiramente ácido, próprio para ericáceas, húmido e rico em matéria orgânica, com boa drenagem.

👉Água: O ideal seria regar com água da chuva por ser uma planta que não gosta da água calcária. O suficiente para manter o solo húmido mas sem encharcar.

👉Fertilizante: Adube-as com os fertilizantes especiais para plantas de solos ácidos, como por exemplo os utilizados para azáleas e camélias.

👉Poda: Uma vez por ano no início da Primavera, após a floração (reduza os caules até que fiquem ainda com "madeira" nova, mas próximo da "madeira" antiga, geralmente só com cerca de 5 cm depois do caule principal)

👉Propagação: Por sementes no início da Primavera ou por estacas semi-lenhosas em Julho e Agosto (no nosso clima), lenhosas, em Outubro/Novembro. Pode ainda ser multiplicada por mergulhia de preferência na Primavera (Veja esta técnica em: propagação e reprodução de plantas)

👉Outros: Coloque mulch, por exemplo agulhas de pinheiro que manterão o solo ácido e húmido, além de diminuírem a necessidade de fertilização.



Resumindo, as "Calluna vulgaris" (a sua designação botânica) gostam de um local ao sol, com um substrato ligeiramente ácido, húmido e rico em matéria orgânica, bem drenado, necessitando apenas de ser podadas uma vez por ano. 

Pub

You Might Also Like

0 comentários