Planta do Mês - Cacto de Natal (como incentivar a sua floração)

novembro 15, 2019

Estamos na época da sua floração no Hemisfério Norte, os Cactos de Natal ou "Schlumbergera" são cactos epífitos das florestas tropicais, portanto nativos de uma localização bastante diferente das que estamos acostumados a associar quando falamos de cactos, as regiões desérticas.

Existem por vezes alguns preciosismos relativamente à distinção de algumas variantes deste cacto, mas básicamente o que interessa é saber que qualquer um deles é cuidado da mesma forma, seja Cacto-de-Natal ("Schlumbergera Buckleyi"), da Páscoa ("Hatiora gaetneri") ou até de Acção de Graças ("Schlumbergera truncata"), o que fundamentalmente os distingue é a época de floração, e essa, é claramente indicada no seu nome comum e na época em que são vendidos, que coincide sempre à da sua floração!!! Poderá também olhar para as pontas dos seus segmentos de folhas, são arredondadas e lisas no Cacto-de-Natal, pontiagudas no de Acção de Graças e arredondadas e com cerdas nas bordas dos seus segmentos e flores mais em forma de estrela, nos da Páscoa. A cor das flores não serve para os distinguir, uma vez que todos podem florir em encarnado, rosa, branco, lilás, etc.

Cacto do Dia de Acção-de-Graças "Schlumbergera truncata" (Fonte imagem)

Cacto-de-Natal "Schlumbergera Buckleyi" (Fonte imagem)

Cacto-da-Páscoa "Hatiora gaetneri"
(Copyright: Kor!AnCC BY-SA 3.0)

Têm sim, no entanto, algumas necessidades diferentes dos cactos, como tal publicamos algumas dicas de como cuidar deles e incentivar a sua floração.Vamos lá então.



👉Como cuidar:

  • Luz, convém colocá-lo a luz forte mas indirecta. Demasiada luz faz com que os caules fiquem avermelhados, no entanto, níveis muito baixos de luz impedem a floração (ver último parágrafo sobre os truques para incentivar a floração).
  • Não regue em excesso, mas quando regar faça-o abundantemente e só quando a maior parte da terra estiver seca, não deixe secar completamente (regar mais frequentemente que os outros cactos) mas não deixe o prato na base com água.
  • Pulverize com alguma frequência, ou deixe em cima de um prato com seixos e água (sem estar com as raízes na água!) para aumentar a humidade, caso viva num local com pouca humidade. Não pulverize se estiver em flor.
  • Não o exponha à geada e mantenha-o a temperaturas mais frescas à noite e medianas durante o dia. Afaste-o de aquecedores.
  • Plante em terra própria para cactos, mais "arejada". Lembre-se que é um cacto epífito.
  • Fertilize com adubo rico em potássio depois da Primavera, quando surgirem novos rebentos, mas somente uma vez por mês e só até ao fim do Verão.
  • Pode, se necessário, somente após a floração, no fim do Inverno.

👉Truques para incentivar a floração:

  • Incentive a floração dando-lhe noites prolongadas, com ausência de luz durante 12h/dia e temperaturas frescas (máximo de 10ºC a 15ºC), colocando-o à luz as restantes horas. Inicie cerca de 2 meses antes que queira que comecem a florir.
  • Reduza a rega durante este tempo.
  • Floresce melhor num vaso pequeno.
  • Assim que começarem a florescer, pode colocá-los nas condições normais, já referidas e não a mova de sítio, para que os novos botões não caiam (convém sempre que as noites sejam frescas, por isso é que floresce no Natal!).

You Might Also Like

0 comentários