Oxalis Versicolor

dezembro 07, 2017

Uma planta originária da África do Sul, cuja flor nos lembra aqueles doces de açucar encarnados e brancos semelhantes a uma pequena bengala, comuns na época natalícia. A oxalis é uma planta compacta que se reproduz através de bolbos e sementes e cuja altura máxima não excede normalmente 15 cm.
(Nota: Este artigo contêm links p/afiliados)
Fonte: Ebay - Oxalis Versicolor
Gosta de estar num local muito iluminado ao sol ou meia-sombra. Aprecia temperaturas em torno dos 25ºC e alguma húmidade, logo dentro de casa numa janela bem iluminada, pode florescer durante quase o ano todo! 😊 (necessita somente de um repouso no Outono a temperaturas mais frescas, mas igualmente num local iluminado).

O solo deve ter uma boa drenagem, ser fértil e a rega moderada, uma vez que não aprecia encharcamentos. Deve-se ter um cuidado especial em zonas muito frias com ocorrência de geadas, devendo ser protegida ou trazida para casa.

As suas flores apresentam as típicas listas encarnadas e brancas no seu verso, sendo somente brancas no interior, é devido a esta característica que provém o seu nome botânico "versicolor", a aludir à mudança de cor que ostenta à medida que as flores vão abrindo. Fecham durante a noite e dias mais frios, revelando o seu lado engraçado de doce natalício em forma de cana de cores vivas e bicolor, abrindo à medida que a temperatura do início do dia se faz sentir, exibindo então a sua cor branca nas cindo pétalas abertas. No exterior, florescem do início da Primavera ao Verão. 


São a escolha perfeita para dar um ar de graça ao jardim, como cobertura de solo, em jardins rochosos, contornos de caminhos ou ser colocada em vasos pendentes (onde é possível observar as suas listas bicolores) ou mesmo em vasos largos e baixos. 

Encontrámos, além dos links já indicados em cima, também disponíveis para venda nestes locais (como referido no início deste artigo, podem ser propagadas por sementes ou plantação de bolbos)


You Might Also Like

0 comentários