A Planta do Mês - Estrela-de-Natal (Dicas para todo o ano)

dezembro 05, 2019

Aparecem em todo o lado durante a época natalícia, trazemo-las para casa e por vezes não as conseguimos manter. Aqui ficam algumas dicas para o ano todo!

A "Euphorbia pulcherrima" (o seu nome botânico, mas normalmente conhecida por, além de Estrela-de-Natal, poinsétia ou poinsettia) é um arbusto perene, portanto pode-se manter de ano para ano 😉 nativo do México cuja época de floração decorre durante o Inverno.


O que se considera serem as suas flores, são as brácteas, folhas modificadas que surgem perto das flores e cuja principal função é proteger a inflorescência. Nesta altura do ano apresentam-se em variados tons, conforme a variedade, sendo mais comum em encarnado, rosa ou branco. A verdadeira floração quase que passa despercebida, e consiste em pequenas flores amarelas que aparecem no topo das hastes, entre as brácteas, quando os dias são mais curtos, precisamente durante o solstício de Inverno, o Natal!

Detalhes da Floração (André Karwath aka Aka - CC BY-SA 2.5)
👉Dicas:

  • Deve ser colocada num local com muita luz e algum sol directo, perto de uma janela com temperaturas moderadas, entre 15º a 25ºC (em interior, não a deixe ao pé de lareiras ou aquecedores, no exterior só em climas sem geadas).
  • Solo bastante poroso, arenoso.
  • Afaste-a de correntes de ar.
  • Regue só quando a superfície do substracto estiver seco, tenha o cuidado de não molhar as suas folhas e não deixar água no prato que geralmente se coloca por baixo do vaso (pode ser atingida por fungos ou podridão das raízes). O excesso de água pode matar a planta, um dos primeiros sintomas é o amarelecimento das folhas.
  • Mantenha-a em casa durante todo o Inverno, só a pode colocar no exterior na Primavera, quando o tempo estiver mais ameno, altura em que deverá podá-la em cerca de 1/3 da sua alturafertilizá-la e também poderá se assim o entender, propagá-la por estacas. Começarão brevemente a nascer novos rebentos. A meio do Verão faça uma nova poda.
  • Um truque, no início do Outono, forneça-lhe 12 a 15 horas de escuridão por dia, por exemplo, coloque a planta às escuras depois do meio/fim da tarde só a colocando à luz solar na manhã seguinte. Voltará a coloração das suas brácteas e o motivo porque é presença de destaque nas nossas casas nesta época (para intensificar a cor das brácteas, depois de se formarem e estarem coloridas, poderá colocá-la a temperaturas um pouco mais frescas, entre 16º e 18ºC). 

Variedade branca

São um dos símbolos desta época e nós adoramos as Estrelas-de-Natal 😊

Até à próxima!



You Might Also Like

0 comentários