O Cravinho tira a dor de dentes Facto ou ficção?

abril 16, 2017

O Cravinho, utilizado frequentemente como especiaria, constitui o botão da flor de uma árvore nativa das Ilhas Molucas de nome científico “Syzygium aromaticum“, possui outras utilizações além das de tempero culinário.

Quem ainda não sentiu uma dor de dentes! Quase todos, e no tempo que medeia a ida ao dentista, procuramos o analgésico mais eficaz para a tornar no mínimo tolerável!

Há uns dias atrás, aconteceu-me o mesmo, e descobri por sugestão de um conhecido um analgésico surpreendente…o cravinho! Como não tinha na altura nenhum analgésico convencional perto de mim, fui imediatamente à zona das especiarias da cozinha e, porque não! Experimentei. Para espanto, resultou! Em poucos minutos a dor abrandou, por isso partilho neste espaço a experiência pessoal, porque muitas vezes vemos conselhos na net, e como não sabemos a origem da informação, duvidamos, mas posso confirmar, comigo resultou.

Uma pesquisa mais elaborada permitiu-me perceber a composição e as propriedades desta especiaria, que como muitas outras, não é só um condimento mas também um aliado antigo do nosso bem-estar.



O Cravinho incorpora na sua composição o eugenol, que “adormece” a dor de dentes e além disso é também um antisséptico, ambas as propriedades já testadas, e por nós também! 😉Num estudo publicado num jormal de odontologia, foram utilizados vários voluntários, uns foram tratados com benzocaína (um anestésico local), outros com um placebo e um terceiro grupo com gel de cravo-da-índia, sendo iguais os resultados com o gel de cravo-da-índia e a benzocaína. Além do mais, o eugenol é um dos componentes de algumas massas utilizadas pelos dentistas para restaurações dentárias.

A forma que utilizei, foi colocar um cravinho na boca o mais perto possível do local que doía e ir mastigando lentamente, permitindo assim a libertação do eugenol.


Mas pode igualmente ser feito com cravinho em pó ou uma mistura de óleo essencial de cravinho e azeite.

Deve-se no entanto ter atenção às quantidades ingeridas, é seguro em pequenas doses mas pode ter efeitos secundários se ingerido frequentemente e em grandes quantidades, não devendo ser  utilizado durante a gravidez.

You Might Also Like

0 comentários