Cubos de Ervas Aromáticas

março 24, 2015

Como fazer cubos de ervas aromáticas


A utilização de ervas aromáticas na culinária adiciona aromas e sabores aos seus pratos e diminui ou mesmo substitui o sal usado.

Se tiver ervas em excesso para consumir na altura, ou se quiser preservar para mais tarde, ou ainda, se as quiser ter sempre prontas a utilizar e previamente preparadas, a congelação, preserva o sabor e as qualidades da maioria das ervas.

Pode simplesmente cortá-las e congelá-las num saco para congelar alimentos. Mas se forem adicionadas a um óleo ou azeite, teremos um dois em um, para temperar os nossos pratos.




Escolha ervas ao seu gosto, passe-as por água e corte-as em pedacinhos, faça a colheita de preferência antes de florirem e de manhã, ou antes de aquecerem com o sol (a concentração dos óleos é mais forte antes da planta aquecer, logo têm mais sabor).

Coloque as ervas cortadas em cada uma das divisórias da cuvete de gelo, até cerca de 2/3 de altura.


Preencha cada divisória com azeite, de preferência o de melhor qualidade (se usar água, e no caso da erva ser o manjericão, deverá ser previamente escaldado).


Coloque no congelador.


Quando solidificarem, retire os cubos de ervas e coloque-os em sacos selados próprios para alimentos, evitando que fiquem expostos ao exterior e conserve no congelador (mesmo no congelador, evita a mistura com algum outro aroma).





Já está! Cubos aromáticos prontos a usar de acordo com as suas necessidades e com a frescura de ervas acabadas de colher!

(Podem ser utilizados até 6 meses)



You Might Also Like

0 comentários